• Marketing Innefro

FEVEREIRO VERDE, MÊS DE PREVENÇÃO DO CÂNCER DE VESÍCULA BILIAR


Cerca de 90% dos cânceres de vesícula biliar são adenocarcinomas e se iniciam nas células com propriedades semelhantes às glândulas que revestem as superfícies internas e externas do corpo incluindo o interior do sistema digestivo.


Um tipo de adenocarcinoma da vesícula biliar que merece destaque especial é o adenocarcinoma papilar ou apenas papilar. Em geral, os cânceres papilares não são tão propensos a se disseminarem para o fígado ou linfonodos próximos. Eles têm um melhor prognóstico do que a maioria dos outros tipos de adenocarcinomas de vesícula biliar. Cerca de 6% dos cânceres de vesícula biliar são adenocarcinomas papilares.


Outros tipos de tumores podem se desenvolver na vesícula biliar, como carcinomas adenoescamosos, carcinomas de células escamosas, carcinomas de pequenas células e sarcomas.


COMO PREVENIR O CÂNCER DE VESÍCULA BILIAR:


Prevenção de doenças é o diferimento ou eliminação das condições específicas de uma doença através de intervenções de eficácia comprovada.


A prevenção do câncer de vesícula biliar é a ação tomada para reduzir a chance de contrair a doença. Portanto, prevenir o câncer de vesícula biliar significa evitar os fatores de risco que aumentam as chances de desenvolver a enfermidade. 


Parte da carga de prevenção do câncer de vesícula biliar encontra-se com o indivíduo, que deve adotar comportamentos que minimizem o risco e ocorrência da doença, e maximizem os estados de saúde.


DETECÇÃO PRECOCE DO CÂNCER DE VESÍCULA BILIAR:


O câncer de vesícula biliar é difícil de ser diagnosticado precocemente. Devido a sua localização mais profunda no corpo, a doença avançada da vesícula biliar não pode ser vista ou descoberta durante um exame físico de rotina. Também não existem exames de sangue ou outros testes que possam detectar de forma confiável os cânceres da vesícula biliar com tempo suficiente para serem úteis como exames de rastreamento. Dessa forma, a maioria dos tumores de vesícula biliar são diagnosticados apenas quando a doença está avançada e provocando sintomas.


Ainda assim, alguns cânceres de vesícula biliar são diagnosticados antes de se disseminarem para outros órgãos. Muitos destes cânceres em estágio inicial são diagnosticados inesperadamente quando a vesícula biliar de uma pessoa é removida devido a cálculos biliares. Quando a vesícula biliar é examinada no laboratório após a remoção, pequenos cânceres ou pré-cânceres que não causam sintomas são às vezes diagnosticados.


SINAIS E SINTOMAS DO CÂNCER DE VESÍCULA BILIAR:


Os sinais e sintomas do câncer de vesícula biliar geralmente só se manifestam quando a doença já está em estágio avançado, mas em alguns casos podem aparecer em um estágio mais precoce, quando o tratamento pode ser mais eficaz. Alguns dos sintomas mais comuns do câncer de vesícula biliar são:


• dor abdominal. Grande parte das pessoas com câncer de vesícula biliar tem dor abdominal quando diagnosticadas. Na maioria das vezes essa dor está localizada na parte superior direita do abdome;


• náuseas e vômitos. Muitas pessoas referem a náuseas e vômitos no momento do diagnóstico;


• icterícia. A icterícia é uma condição que dá uma cor amarelada à pele e à parte branca dos olhos. Isso pode acontecer quando o tumor bloqueia o ducto biliar e a bile do fígado não pode ser drenada para o intestino. A bilirrubina, substância química da bile pode se acumular no sangue e se depositar em diferentes partes do corpo, dando um tom amarelado à região. Alguns pacientes com câncer de vesícula biliar apresentam icterícia quando diagnosticados;


• nódulos no abdome. Se o tumor bloquear o ducto biliar, a vesícula biliar pode inchar se tornando maior que o normal. O câncer de vesícula biliar também pode se disseminar para partes próximas do fígado. O que pode ser sentida pelo médico como nódulos no lado direito do abdome. Eles também podem ser diagnosticados por exames de imagem, como o ultrassom.

RECEBA NOSSAS DICAS EXCLUSIVAS DIRETAMENTE NO SEU CELULAR/E-MAIL:

  • Nefrologia, Hemodiálise e Diálise em
  • Nefrologia, Hemodiálise e Diálise em
Nefrologia, Hemodiálise e Diálise em Pouso Alegre

 ENDEREÇO: Rua Lauro Nunes de Oliveira, 303,

Santa Doroteia, Pouso Alegre - MG, 37.553-632

 

©TODOS OS DIREITOS DESSE SITE SÃO RESERVADOS AO INNEFRO INSTITUTO DE NEFROLOGIA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DO CONTEÚDO DESSE SITE SEM APROVAÇÃO/AUTORIZAÇÃO PRÉVIA É PERMANENTEMENTE PROIBIDA.

O INNEFRO INSTITUTO DE NEFROLOGIA SE RESERVA O DIREITO DE CORRIGIR QUALQUER ERRO GRÁFICO VEICULADO NAS PEÇAS PUBLICITÁRIAS NESSE SITE. IMAGENS MERAMENTE ILUSTRATIVAS.

SITE DESENVOLVIDO POR:

Logo_AgShare_Sau_Negativa.png