• Marketing Innefro

DEZEMBRO VERMELHO, MÊS DE PREVENÇÃO DO HIV E À AIDS


No Brasil, os primeiros casos de aids foram identificados no início da década de 1980, sendo inicialmente registrados, predominantemente, entre gays adultos, usuários de drogas injetáveis e hemofílicos.


Passados 30 anos, o Brasil tem como característica uma epidemia estável e concentrada em alguns subgrupos populacionais em situação de vulnerabilidade. De acordo com o último Boletim Epidemiológico (ano base de 2010), foram notificados (pelo Sinam, SIM, Siscel/Siclom) 608.230 casos de aids acumulados de 1980 a junho de 2011, sendo 397.662 (65,4%) no sexo masculino e 210.538 (34,6%) no feminino.


A Aids (abreviação de Acquired Immune Deficiency Syndrome) é o estágio mais avançado da doença que ataca o sistema imunológico, conhecida também por “Síndrome da Imunodeficiência Adquirida”, causada pelo HIV. Este vírus ataca as células de defesa do corpo humano, deixando o organismo mais vulnerável para doenças e infecções.


Apesar da evolução nas formas de tratamento e prevenção, a AIDS continua sendo uma preocupação para os brasileiros. O Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS) divulgou que, só no Brasil, 15 mil pessoas morreram em decorrência do vírus HIV em 2015. O Programa também apontou um aumento de 18,5% das pessoas que vivem com a doença em apenas 5 anos no país.


Por isso, o Governo Federal considerou o último mês do ano como Dezembro Vermelho, para conscientizar sobre o combate à Aids. Veja a seguir diversas informações sobre o contágio, exames e prevenção!


Formas de contágios


Como o HIV, vírus causador da Aids, está presente no sangue, sêmen, secreção vaginal e leite materno, a doença pode ser transmitida de várias formas:


• sexo sem camisinha por vias vaginal, anal ou oral;

• de mãe infectada para o filho durante a gestação, o parto ou a amamentação;

• uso da mesma seringa ou agulha contaminada por mais de uma pessoa;

• transfusão de sangue contaminado com o HIV;

Instrumentos que furam ou cortam, não esterilizados.

RECEBA NOSSAS DICAS EXCLUSIVAS DIRETAMENTE NO SEU CELULAR/E-MAIL:

  • Nefrologia, Hemodiálise e Diálise em
  • Nefrologia, Hemodiálise e Diálise em
Nefrologia, Hemodiálise e Diálise em Pouso Alegre

 ENDEREÇO: Rua Lauro Nunes de Oliveira, 303,

Santa Doroteia, Pouso Alegre - MG, 37.553-632

 

©TODOS OS DIREITOS DESSE SITE SÃO RESERVADOS AO INNEFRO INSTITUTO DE NEFROLOGIA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DO CONTEÚDO DESSE SITE SEM APROVAÇÃO/AUTORIZAÇÃO PRÉVIA É PERMANENTEMENTE PROIBIDA.

O INNEFRO INSTITUTO DE NEFROLOGIA SE RESERVA O DIREITO DE CORRIGIR QUALQUER ERRO GRÁFICO VEICULADO NAS PEÇAS PUBLICITÁRIAS NESSE SITE. IMAGENS MERAMENTE ILUSTRATIVAS.

SITE DESENVOLVIDO POR:

Logo_AgShare_Sau_Negativa.png