• Marketing Innefro

COMO MEDIR CORRETAMENTE A SUA PRESSÃO


A hipertensão arterial, popularmente conhecida como “pressão alta”, é uma condição clínica caracterizada pelo aumento persistente da pressão arterial, em geral acima dos valores de 140/90 mmHg (“14 por 9”).


Uma característica importante da pressão alta é o fato dela raramente apresentar sintomas. No meio médico tem o apelido de “assassina silenciosa”, o quer dizer que os sintomas não existem ou quando aparecem já é tarde demais e geralmente estão associados a alguma complicação da doença.


O diagnóstico da “pressão alta” se baseia quase que exclusivamente na medida correta da pressão arterial.


Medir a pressão arterial é um ato relativamente simples, não exclusivo dos médicos, muito pelo contrário, qualquer profissional de saúde e até mesmo o próprio paciente, desde de que devidamente treinados, estão aptos a realizar o procedimento.

Existem aparelhos automáticos simples, de marcas confiáveis, que tornaram a medida da pressão comparável a medir a temperatura, ou seja, qualquer um que saiba fazer, poderá fazer.


No entanto, alguns cuidados devem ser tomados para a medida correta da pressão arterial:


Qual posição deve estar a pessoa no momento da medida?

Recomenda-se que a pressão arterial seja medida com a pessoa na posição sentada, com os pés no chão e as costas apoiadas no encosto da cadeira, de forma que fique em posição confortável. Alguns outros detalhes sobre o posicionamento: o braço em que vai ser medida a pressão arterial deve estar repousado em uma superfície, mais ou menos na altura do coração, e com a palma da mão voltada para cima.


Qual aparelho devo utilizar?

Médicos e enfermeiros geralmente usam o método chamado auscultatório, que é aquele que utiliza o estetoscópio para “escutar” os valores da pressão arterial. Este método, apesar de confiável, exige um certo treinamento difícil de se conseguir em uma pessoa leiga. Portanto, recomenda-se que em pessoas que não sejam da área da saúde, a pressão arterial seja medida com auxílio de aparelhos automáticos, ou seja, o único trabalho é posicionar-se adequadamente, colocar a braçadeira em volta do braço e apertar um botão para que a medida da pressão arterial seja feita de forma totalmente automática. Existem no mercado uma série de aparelhos automáticos para a medida da pressão arterial. Para escolha daqueles mais adequados duas dicas: procure pelo selo de certificação do e sempre use aparelhos que meçam a pressão no braço – os aparelhos de punho, apesar de serem menores e portáteis, muitas vezes fornecem leituras erradas da pressão arterial e não são recomendados.


E quanto ao tamanho da braçadeira, algum cuidado a ser tomado?

É importante saber que para cada tamanho de braço há uma braçadeira correta a ser colocada para a medida da pressão arterial. Geralmente os aparelhos são vendidos com a braçadeira de tamanho médio (circunferência de braço medida com fita métrica na distância média do ombro ao cotovelo entre 24 e 32 cm). Pessoas com circunferência de braço maior (adultos grandes – circunferência de braço acima de 32cm) ou menor (adultos pequenos –  circunferência de braço entre 18 e 24cm) necessitam usar braçadeiras de tamanho apropriado, caso contrário a medida da pressão arterial resultará em valores errados.


Existe algum momento do dia mais apropriado para a medida da pressão arterial?

A rigor não – a medida da pressão arterial pode ser realizada em qualquer momento do dia. Como padronização, recomenda-se que seja feita antes das principais refeições, sem ter se alimentado pelo menos uma hora antes. Em pessoas já tomando remédios para baixar a pressão arterial, medir antes da tomada deles. É importante repousar já sentado pelo menos 5 minutos antes da medida, não ter ingerido café ou fumado nos 30 minutos anteriores a medida e evitar esta com a bexiga cheia – atividade física, cafeína presente do café, nicotina presente no cigarro e desconforto físico como vontade de urinar podem momentaneamente elevar a pressão arterial e alterar o resultado.

79 visualizações

RECEBA NOSSAS DICAS EXCLUSIVAS DIRETAMENTE NO SEU CELULAR/E-MAIL:

  • Nefrologia, Hemodiálise e Diálise em
  • Nefrologia, Hemodiálise e Diálise em
Nefrologia, Hemodiálise e Diálise em Pouso Alegre

 ENDEREÇO: Rua Lauro Nunes de Oliveira, 303,

Santa Doroteia, Pouso Alegre - MG, 37.553-632

 

©TODOS OS DIREITOS DESSE SITE SÃO RESERVADOS AO INNEFRO INSTITUTO DE NEFROLOGIA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DO CONTEÚDO DESSE SITE SEM APROVAÇÃO/AUTORIZAÇÃO PRÉVIA É PERMANENTEMENTE PROIBIDA.

O INNEFRO INSTITUTO DE NEFROLOGIA SE RESERVA O DIREITO DE CORRIGIR QUALQUER ERRO GRÁFICO VEICULADO NAS PEÇAS PUBLICITÁRIAS NESSE SITE. IMAGENS MERAMENTE ILUSTRATIVAS.

SITE DESENVOLVIDO POR:

Logo_AgShare_Sau_Negativa.png